Notícias

Peles na medida certa

Laboratório de Ensaios

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Peles na medida certa

Costuma verificar se a pele que compra para o fabrico do calçado tem as medidas corretas em termos de área? Já notou falta de pele, aquando do corte das peças?

A experiência do CTCP, como entidade acreditada para efetuar ensaios de medição da área das peles, dita que a maioria mede menos que a dimensão marcada.

Cerca de 90% das peles recebidas no CTCP, para verificação da área, tem em média cerca de -5% a -6%  do valor marcado, o que leva as empresas a incorrer em prejuízos, por vezes, avultados.

A pele tem um peso significativo no preço final do calçado, daí que a verificação da sua dimensão seja essencial para garantir que comprou a quantidade certa para produzir a encomenda. Esta é também uma forma de medir o grau de  (des)lealdade dos fornecedores.


Segundo o Código de Boas Prática para a medição da área do couro do ICT-  International Council of Tanners (Conselho Internacional dos Curtumes), a variação nas dimensões não deverá ser superior a 2- 3% (para cima ou para baixo). No entanto, se o acordo entre o fornecedor das peles e o comprador, for de 0%, o fornecedor terá de o cumprir. Se essa variação for superior, o lesado pode reclamar com o fornecedor e este deve repor a diferença do material.

CTCP-  Organismo de Verificação Metrológica de máquinas planimétricas

Para além de realizar este ensaio, o CTCP dispõe também de um serviço de verificação dos planímetros/máquinas de medir peles, que  possuam nas vossas instalações.  O CTCP desloca-se às empresas e efetua essa verificação.

Desde 1994 que o CTCP é um Organismo de Verificação Metrológica de maquinas planimétricas, acreditado para realizar operações de primeira verificação dos instrumentos de medição de área de peles, bem como operações de primeira verificação após reparação, e de verificação periódica a todos os modelos aprovados.

O Instituto Português da Qualidade acaba de renovar o reconhecimento da qualificação do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal como OVM , através do despacho nº 1343/2014.

Para mais informações contactar Ana Isabel Garcia: telef: 256830969 Email: [email protected]

Fonte: ctcp
5411

Voltar