Notícias

Plataforma de E-learning para apoiar a sucessão

Artigo | 2 minutos

quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Projeto Skills4Succession
Plataforma de E-learning para apoiar a sucessão

Um processo de transferência da liderança de uma PME de um atual líder para o seu sucessor, se bem conduzido, é um momento único na vida da empresa. Este processo requer alguns cuidados e conhecimentos para todos os intervenientes no processo.

Para apoiar as empresas em processos de sucessão, vários parceiros europeus juntaram-se no projeto Skills4Succession (https://www.skills4succession.eu/), financiado pelo programa Erasmus+, e desenvolveram uma formação inovadora que inclui ferramentas de aprendizagem baseadas em TIC combinadas com metodologias de coaching e mentoring, direcionadas a líderes, herdeiros/sucessores e colaboradores chave , para ajudá-los a enfrentar o processo de sucessão de uma forma sustentável. Foram desenvolvidos conteúdos modulares que constituem a base dos 6 módulos da plataforma de E-learning Losglobos e que visam consciencializar o processo de sucessão e fornecer conceitos estratégicos importantes para as PME:
- Módulo 1 apresenta uma introdução ao processo de sucessão e as principais etapas.
- Módulo 2 apresenta o conceito de Visão, como a noção abrangente que aponta a direção da organização.
- Módulo 3 explica como implementar uma comunicação eficaz.
- Módulo 4 destaca a importância de exercer e saber como transferir liderança na organização.
- Módulo 5 apresenta técnicas para entender e resolver conflitos durante o processo de sucessão.
- Módulo 6 cobre informações técnicas sobre os processos financeiros e legais que permitem uma sucessão bem-sucedida.

 
A plataforma está disponível AQUI

Os módulos estão estruturados da seguinte forma: conteúdos teóricos, exercícios breves e avaliações finais. Contêm ainda alguns vídeos preparados exclusivamente para o curso. 
Está ainda disponível um manual para os utilizadores, que descreve a arquitetura do curso, as suas funcionalidades e potencial de integração das duas perspetivas, a do líder atual e a do sucessor, requisitos para a sua utilização e procedimentos para a certificação.

É possível visualizar uma versão DEMO em https://www.losglobos.eu/user/welcome onde, sem a obrigatoriedade de registo, se pode iniciar a descoberta do curso.

O CTCP, como parceiro deste projeto, está habilitado a prestar o suporte necessário às empresas, seus líderes ou sucessores, que pretendam desenvolver o seu conhecimento sobre o tema da sucessão e conhecer melhor as ferramentas desenvolvidas, nomeadamente a plataforma de E-learning.

Para obtenção de mais Informações sobre a utilização desta plataforma, as empresas podem contactar o CTCP – Cristina Marques ([email protected]).


1321

Voltar