Notícias

Projeto B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME

sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Projeto B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME

O CTCP, em colaboração com outros Centros Tecnológicos, participa no projeto B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME.
O Projeto B&TI 3.0 pretende, para além da abordagem aos temas da normalização técnica, promover o conhecimento atempado dos mercados e das suas exigências/tendências, de modo a permitir às empresas o seu posicionamento / reposicionamento constante, dando resposta às constantes e exigentes solicitações de um mercado cada vez mais global, no qual se exige das empresas portuguesas um posicionamento concorrencial.
Este é já o 3.º projeto nesta área, que permite que cada Centro Tecnológico participe ativamente no desenvolvimento de atividades de suporte à normalização técnica, relativa ao sector industrial que representam.

Trata-se de um projeto promovido por um conjunto de 6 Centros Tecnológicos:
> CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro,
> CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal,
> CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal,
> CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica,
> CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro,
> CEVALOR - Centro Tecnológico para Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais.

Objetivos do projeto
Os principais objetivos passam pela obtenção de informação técnica, sobretudo enquanto esta não é ainda do conhecimento público, ou seja, no momento em que está confinada à sua discussão em sede de Comissões Técnicas, por exemplo, com vista a estabelecer ou modificar normas ou regras técnicas, as quais são de maior relevância sobretudo porque é nesta fase que se desenham tendências que condicionarão o futuro. Importa ter em conta os exemplos das normas técnicas que, até serem publicadas, poderão ter decorrido dois ou três anos de análise e estudo, sendo que neste período novos produtos poderão já estar no mercado.

Apoio COMPETE
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, o projeto envolve um investimento elegível de 675.517€, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 540.414€.

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
O projeto assenta as suas principais atividades na difusão de informação às PME, informação esta resultante maioritariamente da Participação dos técnicos dos Centros Tecnológicos em Comissões Técnicas Europeias e Internacionais e de uma atividade de vigilância tecnológica / intelligence sistemática.
As atividades incluem:
1) Participação dos técnicos dos Centros Tecnológicos em Comissões Técnicas Europeias e Internacionais e reuniões de normalização internacional e europeia em Portugal, bem como em reuniões de normalização europeias (CEN) e internacionais (ISO). Promove-se uma participação ativa nas atividades de Normalização, reforçando a participação em redes nacionais e internacionais.

2) Vigilância Técnica Multidisciplinar mantida pelos Centros Tecnológicos, com o objetivo de induzir a inovação e a abordagem a novos mercados nas empresas.

3) Ações de divulgação e promoção tendo em vista reforçar o contacto com as empresas, os empresários e os sectores exportadores portugueses de base industrial.




Fonte: ctcp
4082

Voltar