Notícias

Promover o empreendedorismo e empregabilidade no setor do calçado

Projeto Direitos e Desafios Inova+

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Promover o empreendedorismo e empregabilidade no setor do calçado

O CTCP a convite da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira integra o novo projeto Direitos & Desafios Inova+ (CLDS), que foi apresentado à comunidade no passado dia 19 de novembro, via plataforma Zoom.

A parceria foi assim renovada para mais 3 anos, no desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento comunitário, desafiando, inovando e criando redes de sinergia entre as entidades empregadoras e os candidatos a emprego e envolvendo ainda outros parceiros da rede social do concelho feirense.

Requalificar pessoas para o setor do calçado e marroquinaria, pessoas em situação de desemprego, em especial de longa e muito longa duração, atrair jovens para o sector, criar emprego cada vez mais qualificado, fazer parcerias com empresas e incentivar a criação do próprio emprego são os principais contributos esperados do CTCP ao integrar esta iniciativa que visa promover o empreendedorismo e a empregabilidade no concelho de Santa Maria da Feira.

“Temos a missão de apoiar e desenvolver o sector em conjunto com os fatores locais e de desenvolvimento social, pelo que estamos muito motivados para participar neste projeto, como fizemos na edição anterior, numa perspetiva de mútuo ganho – para a comunidade e pessoas, quer para o setor” afirma Carla Aguiar, representante do CTCP, no decorrer da sessão de apresentação do projeto.

Como?
O CTCP já iniciou algumas atividades no âmbito deste projeto. A primeira ação foi a Experiência de Verão que decorreu em julho 2020, foi uma experiência que combinou workshops e flash talks com formação intensiva prática para em desenvolvimento e prototipagem de calçado no Shoe FabLab. Teve a duração de 2 semanas e participação de 10 jovens. Ver vídeo AQUI.
Outra atividade foi a oficina de calçado personalizado - por impressão digital, que decorreu entre novembro e dezembro e cujo objetivo foi desenvolver um par de sapatos utilizando diferentes técnicas de impressão digital. Esta tecnologia permite personalizar com imagens ou textos originais em vários materiais e nos diferentes componentes do calçado, tornando-o único. Esta oficina contou o apoio da empresa Vancal - Impressão Digital, sediada em Santa Maria da Feira e especialista nesta tecnologia.Ver protótipos desenvolvidos nesta oficina AQUI.

Para além destas oficinas de ideias – a que chamamos “dar forma às ideias” vamos realizar formação customizada para o desenvolvimento de competências à medida das necessidades de ofertas de emprego especificas das empresas (com o objetivo direto e imediato de inserção no mercado de trabalho). Ainda no âmbito deste projeto estão previstos também “open days” no CTCP e empresas do setor.  Os Cursos de Verão serão para manter nos próximos anos, uma iniciativa que visa a experimentação, do contacto com os materiais e com os processos esperamos “colocar” a semente, despertar a paixão pelo setor e atrair em especial jovens (de idade, de ideias, de vontade de criar as suas próprias oportunidades, de mudar, de se valorizar).

“Assumimos o compromisso de colocarmos as nossas valências em favor do projeto e dos seus resultados, numa lógica de agir local e pensar global – sendo o nosso setor 99% exportador, exportamos para mais de 150 países diferentes, só conseguimos pensar assim -  e fazemos também parcerias com empresas do setor, todos motivados em criar experiências recompensadoras para todos os envolvidos, em especial para os participantes, tanto durante as atividades do projeto como futuramente na alteração significativa das suas vidas, para melhor” conclui Carla Aguiar

Parcerias com empresas

As empresas que pretendam contratar novos talentos e/o reforçar competências e precisem de  candidatos com formação especifica e não encontram no mercado, podem solicitar apoio ao CTCP. No âmbito deste projeto, podemos proporcionar formação à medida das necessidades especificas das empresas, com vista à empregabilidade.

Estamos disponíveis para estabelecer parcerias na criação de oficinas de desenvolvimento e prototipagem de calçado e marroquinaria especializadas em determinadas ferramentas, tecnologias ou materiais inovadores.

O projeto
O projeto Direitos & Desafios Inova + é promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e coordenado pela Casa dos Choupos, em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.É financiado pelo programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração e operacionalizado, de forma articulada, através da Agência Local em Prol do Emprego (ALPE).

Vídeo de promoção do projeto AQUI.


1884

Voltar

Relacionado