Notícias

Reciclados e Biodegradáveis são a aposta da Lusocal

quarta-feira, 21 de julho de 2021
Reciclados e Biodegradáveis são a aposta da Lusocal


A Lusocal, empresa líder em testeiras, contrafortes e reforços para calçado, aposta em políticas de sustentabilidade globais e transversais a toda a empresa, que vão desde os produtos à energia que consome.

Cerca de 60 toneladas / ano de sobras resultantes da atividade da empresa são reintroduzidas no processo de fabrico, dando origem  a gamas de produtos reciclados que a empresa comercializa.

“As sobras  resultam do corte das testeiras e contrafortes das famílias Talyn® e Relion® que fornecemos aos nossos clientes. Depois são utilizadas para produzir as gamas Talyn® S e as gamas Relion® B e Relion® Z. As nossas gamas de testeiras e contrafortes reciclados já têm certificação GRS” refere Tiago Henriques, director-geral.

Além dos materiais reciclados, a empresa disponibiliza uma linha de testeiras, contrafortes e entretelas 100% biodegradáveis certificadas, produzidas com algodão e polímeros biodegradáveis.
Mas a empresa não fica por aqui. Além dos produtos sustentáveis a Lusocal apostou também na energia renovável, com a instalação de painéis fotovoltaicos que garantem 60% da energia que consomem.
“Além de produzirmos a maior parte, toda a energia que consumimos é de fontes renováveis” assume o responsável.

Por outro lado, a frota comercial da empresa é elétrica e o objetivo, a curto prazo é migrar toda a frota para veículos elétricos. “O nosso objetivo é nos próximos 2 anos ter toda a frota elétrica” conclui.

A Lusocal é uma empresa familiar, criada em 1987 pelo atual administrador da empresa Arlindo Henriques. Hoje, conta com a 2ª geração da família na gestão do negócio que se dedica à produção e comercialização de testeiras, contrafortes e reforços para calçado e está  implantada nos dois principais pólos de calçado em Portugal, perto de São João da Madeira (Romariz ) e em Felgueiras.





2929

Voltar