Notícias

Recuperação em marcha, mas há sinais de alerta

terça-feira, 30 de novembro de 2021
Resultados do Business Conditions Survey do World Footwear
Recuperação em marcha, mas há sinais de alerta

Depois de um ano muito difícil, as estatísticas mais recentes do comércio revelam um quadro animador de recuperação do setor de calçado no primeiro semestre de 2021. Acresce que as últimas projeções do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial estimam o maior crescimento do PIB mundial dos últimos 80 anos. Obstáculos à vacinação e ondas adicionais de COVID-19 podem, no entanto, criar obstáculos à recuperação econômica em todo o mundo. A recuperação está em marcha, mas poderá ser mais lenta do que o necessário. O consumo deverá aumentar, ainda que a um registo moderado.

Com efeito, de acordo com o painel de especialista do Business Conditions Survey do World Footwear (122 respostas válidas, 43% provenientes da Europa, 30% da Ásia, 13% e 7% da América do Norte e do Sul, respetivamente, 6% da África e 1% da Oceânia), a evolução do consumo será modesta, (entre 1,5% e 5%) em comparação com os níveis pré-pandêmicos. Será na Oceânia, com um crescimento de 3,3%, que deverá registar a melhor recuperação, que compara com os crescimentos 3,2% na América do Sul, 2,4% na Ásia, e de apenas 1,8% na Europa e 1,2% na África. Na América do Norte, por sua vez, poderá mesmo recuar 3,6%.

Condicionantes
De acordo com o World Footwear, “o panorama geral é de otimismo”. A maioria dos membros do nosso painel acredita que, nos próximos seis meses, a quantidade de calçado comercializado aumentará em todo o mundo. Também os preços serão reajustados, “uma evolução positiva relativamente às estimativas apresentadas” há seis meses.

A recuperação da procura, aliada aos problemas na cadeia produtiva que afetam a economia mundial, estão a pressionar o setor a nível mundial. O aumento do custo das mercadorias ou das matérias-primas, bem como os problemas de recursos humanos, são hoje os principais responsáveis pelas dificuldades da indústria, segundo os especialistas internacionais.

Contexto complexo
As estatísticas mais recentes do comércio internacional de calçado revelam um quadro de considerável normalização, embora com variações de país para país. Em alguns dos maiores mercados mundiais como EUA (-3,2%), Alemanha (-1,2%), França (-0,7%) e Itália (-0,1%), as importações no primeiro semestre de 2021 estão ainda a recuar, situando-se num registo muito perto do nível pré-pandêmico.

Alguns mercados estão mesmo recuperar de forma particularmente lenta: “as importações de Espanha, Bélgica e Japão caíram perto de 10%, e as do Reino Unido ainda estão 18,4% abaixo do nível pré-pandemia.

A outro nível, o sentimento do setor melhorou significativamente no último semestre. A maioria dos especialistas deste inquérito acredita que, nos próximos seis meses, a saúde de seus negócios será boa (46%) ou muito boa (13%), enquanto apenas 15% esperam que seja fraca. Os entrevistados asiáticos estão particularmente otimistas, com 29% deles esperando que a saúde de seus negócios seja "muito forte", enquanto na Europa, esse percentual é de apenas 4%. As respostas dos fabricantes são mais homogêneas, com 55% prevendo uma saúde "forte", com os distribuidores tendo opiniões mais diversas, com maior percentagem de opiniões "muito fortes" e "fracas".

Emprego recupera
Esse otimismo traduz-se noutras variáveis. Para os especialistas internacionais do World Footwear, o emprego no setor vai aumentar: a percentagem de inquiridos indica que o aumento do emprego superou em 39 pontos percentuais os que esperam uma queda. Nesta questão em particular, não se verificam diferenças significativas entre as empresas asiáticas e europeias, ambas compartilhando um forte otimismo. Realce para o facto de as organizações mais pequenas, que empregam menos de 50 pessoas, são as menos otimistas.

Fonte: APICCAPS
1252

Voltar