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RTP2 e APICCAPS voltam a colaborar em novo programa

segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Com Gisela João, Portuguese Soul estreia na RTP2, dia 30 de outubro, às 20h20
RTP2 e APICCAPS voltam a colaborar em novo programa

A parceria entre a RTP2 e a APICCAPS volta a materializar-se na antena da televisão pública. Mas, desta vez, num formato inteiramente diferente do What’s Up – Olhar a Moda, que esteve mais de cinco anos na antena. Intitulado Portuguese Soul, como a revista da Associação, o programa tem agora o formato de série documental. Com o apoio do programa COMPETE 2020, o programa tem estreia marcada para 30 de outubro, às 20h20.

O que compõe o tecido de um material? E o que compõe o tecido social de um material? Com que linhas se entrelaça o tecido de um material e como é que esse material se entrelaça no tecido social?  Portuguese Soul procurará responder a todas essas perguntas.

Explorando a sua ligação ao universo da Moda, Gisela João embarca numa jornada para descobrir as matérias-primas e as pessoas que dão corpo à Moda.  Portuguese Soul olha apropriadamente para o início, numa viagem documental, feita de perguntas, descobertas e, sobretudo, de experiências, explorando, em cada episódio, a substância e o saber-fazer de um material.

Para Teresa Paixão, diretora de programas da RTP2, “A 2, como qualquer pessoa, também anda à procura do sapato perdido. Portuguese Soul é o nosso sapato encontrado todos os sábados”.

Tendo como grande premissa divulgar a moda nacional Portuguese Soul é um bom exemplo de uma parceria público-privada. “A RTP abre uma vez mais as portas à comunidade e dá um excelente exemplo de serviço publico de televisão”, considera Luis Onofre, Presidente da APICCAPS. Para Lígia Gonçalves, “Portuguese Soul é uma viagem ao interior de oito matérias-primas. Como em todas as viagens, a descoberta é inerente. Como em todas as viagens, a transformação é inevitável". “Guiados pelas mãos incríveis de Gisela somos despertados e aprendemos em casa episódio sobre aquilo que vestimos e calçamos”, sublinha o encenador Daniel Gorjão.

“Levamos o tema da sustentabilidade muito a sério. Por esse motivo, há já mais de dois anos lançamento o Plano de Ação para a Sustentabilidade na Fileira do Calçado”, recorda Luís Onofre. Entre empresas, universidades e entidades do sistema científico e tecnológico “envolvemos quase 100 empresas e lançamos mais de 50 medidas”.

"Sinto-me muito lisonjeada com o convite que me foi feito e gostei muito da experiência. Nunca tinha estado no papel de 'host' de um programa e, na verdade, não me sinto como tal mas como uma curiosa. Sinto que dou voz às pessoas que estão em casa a assistir ao programa e que, se pudessem, fariam perguntas.", diz Gisela João. "Eu acho que faço essas perguntas e por isso gosto muito desse papel que tão gentilmente me foi dado, o de criar uma ponte entre os projectos nacionais inovadores dignos de serem conhecidos e reconhecidos e quem está em casa".

Para o Presidente da APICCAPS “queremos ser líderes no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria de calçado”, razão pela qual “uma série documental como estas características ajudará a colocar o tema da sustentabilidade no centro da nossa estratégia do setor, bem como sensibilizará o público em geral para este tema”.


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