Notícias

ShoesYourLife apresenta experiência imersiva aos jovens Europeus

terça-feira, 19 de dezembro de 2023
O projeto destina-se à Geração Z e visa sensibilizar os jovens para a escolha de uma profissão relacionada com a indústria, digital, resiliente e sustentável.
ShoesYourLife apresenta experiência imersiva aos jovens Europeus


Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior apresenta projeto à comunidade escolar do agrupamento

No passado dia 15 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ), em parceria com o Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP), encerrou com chave de ouro o projeto europeu "Shoes Your Life(SYL) - A New Educational Approach to STEAM Jobs" do programa Erasmus+ (https://shoesyourlife.eu)

A coordenadora do projeto no CTCP, Rita Souto, apresentou os resultados alcançados, destacando a inovação trazida pela abordagem que envolveu escolas, professores e alunos na promoção de uma indústria moderna, digital e inteligente. O programa educativo, focado na indústria, atuou como guia para explorar a nova realidade industrial por meio da experimentação, formação e utilização de tecnologias digitais, aspirando a ser um modelo para todo o ecossistema industrial.

Durante esta sessão os alunos do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, que participaram ativamente em atividades de aprendizagem e intercâmbio internacional em Itália e Roménia, trouxeram um toque global e enriquecedor ao evento, ao partilhar as suas experiências nestes países. Os alunos não apenas proporcionaram uma visão única sobre as diversas culturas e métodos de aprendizagem, assim como destacaram a riqueza do intercâmbio internacional.

Para além de ficarem a conhecer os objetivos e resultados do projeto, os participantes tiveram ainda a oportunidade de experimentar a App, desenvolvida em realidade virtual, que permite aos alunos ter uma experiência imersiva com desafios nos temas da i4.0. a. Uma ferramenta que mereceu elogios por parte dos alunos, pais e professores pelo seu significativo potencial educativo.

Consultar vídeo demostrativo da aplicação aqui.

"Jump out" em Bruxelas Destaca o Projeto Shoes Your Life na Cimeira Europeia de Negócios

No passado dia 28 de novembro de 2023, o consórcio Shoes Your Life (SYL) participou do evento "Jump out" da UE, financiado pela Comissão Europeia. Organizado pelo parceiro ThinkYoung em Bruxelas, Bélgica, o evento teve lugar na Cimeira Europeia de Negócios, no Palácio Egmont, e contou com a participação de mais de 40 pessoas.

O SYL, focado na Geração Z,  visa sensibilizar os jovens para a escolha de uma profissão relacionada com a indústria, digital, resiliente, sustentável, destacando a modernização e a inteligência digital presentes nos setores atuais. O projeto busca a sustentabilidade ao integrar a educação STEAM no currículo, promovendo uma abordagem interdisciplinar que envolve alunos e professores na exploração da educação STEAM.

A mesa redonda do evento reuniu educadores, profissionais do setor e estudantes para discutir o papel da digitalização na melhoria das oportunidades educativas nas carreiras STEAM. Participaram do debate nomes como Rita Souto Bizarro, diretora do Departamento de Formação e Qualificação do CTCP, e Guillermo Tosca Díaz, Gestor de Investigação da ThinkYoung, entre outros especialistas.

Após a mesa redonda, os participantes puderam testar a aplicação de realidade virtual Shoes Your Life e conhecer as suas características e capacidades em primeira mão. O evento encerrou com uma sessão de networking, proporcionando oportunidades para estabelecer contatos com profissionais da educação, jovens, especialistas do setor e outras partes interessadas.

Sobre o Projeto Shoes Your Life

O projeto Shoes Your Life (SYL) visa desenvolver uma nova abordagem educacional aos empregos STEAM, incentivando a Geração Z a escolher profissões baseadas no STEAM. O consórcio estáa desenvolver um programa educativo inovador, baseado na Realidade Virtual e centrado em indústrias tradicionais, destacando a modernização e transformação digital nesses setores.

348

Voltar