Notícias

ShoesYourLife proporciona experiência no setor do calçado a jovens europeus

quarta-feira, 7 de junho de 2023
Esta iniciativa, que tem como objetivo atrair jovens para a indústria, aconteceu em Portugal entre os dias 29 de maio e 2 de junho e contou com a participação e alunos de Portugal, Itália e Roménia.
ShoesYourLife proporciona experiência no setor do calçado a jovens europeus

No âmbito do projeto europeu ShoesYourlife Erasmus+ (https://shoesyourlife.eu), o CTCP e o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ), organizaram uma semana intensiva de formação, workshops, visitas a empresas e partilha de novos métodos de ensino baseados em novas tecnologias, entre os estudantes, professores e empresas portuguesas do sector. 

Os participantes, 20 jovens e professores de Itália, Roménia e Portugal, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, participaram em workshops (Realidade Virtual, Robótica, Industria4.0, Programação, Sustentabilidade, entre outros) e tiveram oportunidade de visitar empresas do setor (Kyaia, AMF, Belcinto) e o Museu do Calçado, bem como fazer uma atividade prática no Shoe FabLab do CTCP, onde desenvolveram um cinto personalizado. Esta foi também oportunidade para conhecerem o sistema de ensino português, bem como projetos desenvolvidos pela Escola Oliveira Júnior.

Além disso, este programa oferece aos jovens oportunidades de intercâmbio cultural entre os participantes, permitindo que eles aprendam sobre as diferentes abordagens e tradições relacionadas com diferentes indústrias nos 3 países. Essa troca de conhecimento e experiências contribuirá para a diversificação e inovação do setor.
Esta é uma das atividades previstas no projeto e visa dar a conhecer às novas gerações (Geração Z) a indústria, de forma que estes jovens possam prosseguir carreiras baseadas no STEAM ligadas à indústria e fornecer-lhes as competências necessárias para contribuir para a transformação e modernização da indústria 4.0 na Europa.

Atrair jovens para a indústria com recurso a Realidade virtual 

A utilização de gamificação e Realidade Virtual (RV) tem se mostrado uma estratégia eficaz para atrair jovens para a indústria. Esta abordagem inovadora aproveita o interesse natural dos jovens por jogos e tecnologia, criando experiências de aprendizagem envolventes e imersivas.

Neste sentido, no âmbito do projeto ShoesYourLife, foi desenvolvida uma APP, baseada na Realidade Virtual, onde os alunos são convidados a entrar numa experiência imersiva, com recurso a óculos específicos.
 
Esta APP oferece uma experiência imersiva, permitindo que os jovens vivenciem ambientes virtuais tridimensionais. Com esta ferramenta desenvolvida, os jovens são incentivados a experimentar, explorar e aprender de forma interativa, em áreas como Química, Marketing, Design, Impressão 3D, Mecânica, Sustentabilidade, História, entre outras, ao mesmo tempo que têm um contacto com a realidade da indústria. 
Pretende-se que esta ferramenta possa ser dinamizada nas escolas, sendo a Escola Oliveira Júnior, parceira neste projeto, a primeira escola a implementar.

No ensino, a RV pode ser usada para criar simulações interativas de fábricas, laboratórios e processos de produção. Os jovens podem explorar esses ambientes virtuais, realizar tarefas específicas e interagir com objetos e equipamentos virtuais. Isso proporciona uma sensação realista de envolvimento e possibilita o aprendizagem prático sem os riscos associados a ambientes reais.

Os parceiros do projeto acreditam que realidade virtual é uma ferramenta poderosa para atrair jovens para a indústria, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e relevante. Ao combinar o interesse natural dos jovens por jogos e tecnologia com as competências STEAM necessárias para a indústria, essa abordagem inovadora abre portas para um futuro promissor, onde os jovens podem contribuir para a transformação e desenvolvimento da indústria de forma criativa e sustentável.




Sobre o projeto ShoesYourLife    
O projeto Shoes Your Life (SYL) visa desenvolver uma nova abordagem educacional aos empregos STEAM e encorajar a Geração Z a escolher profissões baseadas no STEAM. Para tal, o consórcio está a desenvolver um programa educativo inovador, baseado na Realidade Virtual e centrado nas indústrias tradicionais, que destaca a modernização e transformação digital que ocorre nestes sectores.


562

Voltar