Notícias

Sistema de logística otimiza processo de armazenamento e distribuição dos materiais

quarta-feira, 17 de julho de 2019
Sistema de logística otimiza processo de  armazenamento e distribuição dos materiais

A competitividade da indústria portuguesa do calçado assenta em muito na sua capacidade de produzir uma grande diversidade de modelos, em pequenas quantidades, no limite um par por modelo. A variedade decorre da integração no calçado de materiais, componentes e pequenos acessórios com diferentes referências. Uma pequena ou média empresa tem de gerir e armazenar várias centenas de referências, é por isso de extrema importância integrar uma solução de logística e gestão que facilite e agilize estes processos.

Para solucionar esta questão foi desenvolvido, no âmbito do Newal,k um novo Sistema de Logística flexível integrada de suporte ao armazenamento e distribuição à produção dos materiais e componentes - sistema “Flexi-Flow Supply Production”. Este sistema implementa um novo conceito de armazenamento e de distribuição dos materiais e dos componentes necessários ao fabrico de calçado, otimizando todo este processo. Está assente num sistema de logística com capacidade para armazenar, gerir e distribuir, numa lógica de produção par a par, o elevado mix de materiais resultante da crescente diversidade de modelos que compõem as coleções.

O sistema “Flexi-Flow Supply Production” comercializado em parceria pela Flowmat,Silva e Ferreira e Oficina de Soluções apresenta as seguintes características:

Armazém dinâmico dotado de um alto desempenho, com capacidade para armazenar contentores de dimensões e capacidades variáveis, e dotado de facilidades de movimentação com base em soluções de automatização e identificação que garantem uma total flexibilidade do seu manuseamento com abastecimentos contínuos, ininterruptos e sincronizados dos materiais e componentes, em conformidade com as necessidades de produção.

• Sistema de distribuição flexível que pode ser integrado às linhas de produção e assentar numa conjugação de soluções de movimentação (por exemplo, tapetes automatizados, racks ou torres elevatórias).

Soluções de gestão e apoio à decisão com interface ao ERP da empresa, sistema de apoio à tomada de decisão na seleção e validação dos materiais por encomenda, sistema de escalonamento com realocação dos materiais em função do plano diretor da produção da empresa, sistema de integração aos subcontratados e fornecedores, e sistema de monitorização do processo em tempo real.

Para mais informações contactar:
Flowmat: [email protected]
Silva Ferreira: [email protected]
Oficina de soluções: [email protected]

Fonte: CTCP
1120

Voltar