Notícias

Software português promete criatividade sem limite

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Novo software Mind ShoeDesign criado no âmbito do âmbito do projeto FOOT4U - Design, Modelação, Produção e Marketing para Calçado
Software português promete criatividade sem limite

O processo de design de calçado pode agora ser mais rápido e intuitivo de desenvolver, sem impor limites à criatividade do designer. É o que garante o novo software português “Mind ShoeDesign”, desenvolvido pela empresa MIND- Software Multimédia Industrial, S.A, no âmbito do projeto FOOT4U - Design, Modelação, Produção e Marketing para Calçado.

Esta é uma ferramenta simples e de fácil utilização, desenvolvida a pensar no desenho manual livre, o que torna o design dos modelos de calçado em 3D de fácil conceção e interpretação. A grande novidade é que admite a utilização de desenhos já estruturados pelo criador, num software de edição de imagens vetorial, como o Adobe Illustrator.

O novo software da Mind, apresenta uma interface, com dupla área de trabalho – numa representação 2D E 3D do modelo – o que permite um ajuste rápido e preciso das linhas que compõem os modelos. O resultado do design pode ser exportado e incorporado no MindCAD 3D ou Mind CAD 2D, para obtenção de melhores resultados técnicos de construção e modelação.

As principais funcionalidades do software dividem-se em quatro áreas. Primeiro, design, uma vez que permite aplicar aos modelos materiais e texturas realistas, resultando numa representação realista do modelo digital 3D. em segundo lugar, solas, uma vez que permite importar e integrar solas externas no modelo. Podem ainda ser desenhadas pelo criativo modelos de solas simples. Terceiro lugar, Fichas técnicas, uma vez que economiza tempo gerando automaticamente documentação com toda a informação técnica necessária para produção. Por último, possui uma biblioteca diversificada de formas de base, permitindo ainda importar a forma que deseja. Possui também uma biblioteca de materiais avançados, aplicáveis às peças do modelo.

As capacidades do software, aliado a um modelo de licenciamento de custo mais reduzido, vem apoiar os novos criativos do sector a ter uma ferramenta capaz de fazer a ligação com as outras variantes de softwares que a marca disponibiliza, o que trará uma vantagem competitiva a nível produtivo.

O novo software está a ser testado pelos parceiros industriais do projeto, que os têm validado e  utilizado no design e conceção de novas coleções, a incluir em catálogos digitais, agora estruturados e preparados para personalização dos modelos.

Toda a informação e parâmetros recolhidos nas fases precedentes, associados à geração da encomenda e utilizados na posterior criação de ordens (micro-ordens) de produção, permitirão aos fabricantes produzir e entregar um produto “made-to-order” mais próximo das características definidas pelos seus clientes.

O projeto

O FOOT4U - Design, Modelação, Produção e Marketing para Calçado (foot4u.ctcp.pt) é um projeto de Co-promoção de I&D, que conta com o apoio do Norte2020, pretende reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, nomeadamente de soluções tecnológicas inovadoras, concretizado por um sistema de software CAD-CAE-CAM integrado, especificamente desenvolvido para o design, modelação, produção e marketing.

Este projeto tem como parceiros a MIND – Software Multimédia e Industrial, S.A., o CTCP, e as empresas de calçado Industria de Calçado Celita LDA e Calçado Samba, S.A.

Para mais informações contacte-nos.

1170

Voltar