Notícias

Soprefa: a inovar do calçado às piscinas

quarta-feira, 17 de março de 2021
Soprefa: a inovar do calçado às piscinas

A empresa Soprefa - Componentes Industriais, S.A.  começou a sua atuação no setor do calçado, tendo como negócio principal as viras em couro. O setor continua a ser uma área de atuação da empresa, que para além das viras, dispõe também de outros produtos como sejam os Saltos em materiais Termoplásticos, Couro ou Mazonite e as Solas e Capas em Borracha.

O conhecimento da empresa na produção de artigos termoplásticos para indústria do calçado permitiu-lhe alargar a gama de produtos para outras áreas de negócio, uma das quais, a das piscinas residenciais, onde a empresa dá hoje cartas no mercado europeu.

É por isso uma área que a empresa tem vindo a apostar desenvolvendo projetos de investigação e desenvolvimento em colaboração com entidades do sistema cientifico e tecnológico nacional, como é o caso do projeto Smart Cover Pool & Deck - Soluções Inovadoras para Piscinas Inteligentes Seguras e Sustentáveis.

Novos materiais e produtos prometem revolucionar a construção e conservação de piscinas
O projeto Smart Cover Pool & Deck resultou em soluções extremamente inovadoras que estão prestas a ser lançadas no mercado e que prometem revolucionar este setor. São 3 novos produtos para utilização em piscinas e no seu entorno, baseados em soluções inovadoras para piscinas inteligentes, seguras e sustentáveis, que apresentam características superiores ao que existe no mercado, nomeadamente:
- Nova cobertura de segurança para piscinas (Safeswim®) com maior resistência ao impacto, aos raios Ultra-violetas e às intempéries, que permite uma manutenção de cor e resistência mecânica, muito superiores ao atualmente existente. Esta nova versão (Thermik EVO – Thermik Evolution) irá aumentar o tempo de vida das lâminas, mantendo a sua transparência original, por mais tempo, com acrescidas vantagens ao nível da absorção de temperatura e qualidade/estética e da sua resistência mecânica.

- Nova geração de Deck (Twinwood® RF) produzida em compósito de imitação da madeira, com acrescidas propriedades mecânicas e superior estabilidade térmica, reduzindo drasticamente as dilatações.
- Substrutura de suporte do perfil deck: um sistema inovador de instalação/fixação, de encaixe rápido, que possibilita a aplicação do tipo “faça você mesmo”.
Estes novos materiais e produtos foram desenvolvidos tendo em conta os princípios da Economia Circular e do respeito pelo ambiente, desde os materiais utilizados ao processo produtivo até às características técnicas que apresentam uma maior durabilidade.

O projeto é promovido e liderado pela SOPREFA, produtora e exportadora das soluções desenvolvidas e três entidades não empresariais do sistema de I&I, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, com competências multidisciplinares e complementares.




3173

Voltar