Notícias

Step2footure: Resultados do projeto apresentados em eventos tecnológicos

segunda-feira, 30 de setembro de 2019
 Step2footure: Resultados do projeto apresentados em eventos tecnológicos

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 realizaram-se no CTCP de São João da Madeira e CTCP de Felgueiras respetivamente, os eventos finais do projeto Step2footure, denominados de TECH DAY. Estas sessões realizaram-se no âmbito do projeto Step2footure e tiveram como principal objetivo a experimentação, transferência e disseminação de conhecimentos e tecnologias digitais para calçado.

Sistemas ciber físicos para produção de calçado (BEinCPPs), novas experiências de compra no retalho físico & on-line FASCOM (Fashion-Cognizant-Manufacturing), sistemas de corte que se adaptam integralmente às peças a cortar, conceção, prototipagem, impressão e funcionalização (impressão digital, laser, impressão 3D, CAD, plasma) ou materiais e componentes para calçado de moda e calçado técnico foram algumas das inovações que os participantes tiveram oportunidade de conhecer.

Algumas das tecnologias presentes: 


VANCAL: Impressão digital e laser


BEEVERYCREATIVE: Impressão 3D


CEI: Sistemas de corte


FLOWMAT: Sistemas de logística interna


Visita ao Shoe FabLab

Parte da sessão foi ainda dedicada a um seminário de troca e apresentação de ideias relativas às tecnologias digitais para o calçado. A sessão contou com os testemunhos da Diretora do Laboratório do CTCP, Maria José Ferreira na apresentação de novas tecnologias para e-business sustentável com os projetos Step2footure, FAMEST e Sciled, o INESCTEC, na apresentação do FASCOM- Solução de recomendação georreferenciada para a Indústria da Moda e BEinCPPS- Sistemas ciber físicos para produção de calçado. Contou ainda com o testemunho da BEEVERYCREATIVE em relação a inovações no setor do calçado, mais concretamente, impressão 3D e a INOVRETAIL com a apresentação de ferramentas digitais para suportar a experiência de compra e venda no retalho físico e online.



A sessão de dia 27 de setembro, realizada no CTCP de Felgueiras teve como principal objetivo a demonstração das ferramentas Mind CAD 2D e CAD 3D. Esta sessão contou com a apresentação dos resultados do projeto step2footure por parte da Diretora do Laboratório do CTCP, Maria José Ferreira e com os testemunhos de Vítor Duarte da Mind que apresentou o tema “Design e prototipagem de calçado: presente e futuro”. 
A sessão contou ainda com uma ação de demonstração das potencialidades das ferramentas desenvolvidas pela Mind, tais como as ferramentas CAD 2D e CAD 3D apresentadas por José Pereira e com a apresentação de catálogos virtuais com modelos de aspeto realista.



As sessões foram promovidas no âmbito do projeto Step2footure no evento de apresentação dos resultados do projeto (https://step2footure.ctcp.pt), um projeto promovido pelo CTCP, com o apoio do Compete2020, que teve início em  outubro de 2017 e termina no final do mês de setembro e que permitiu a experimentação e promoção de tecnologias facilitadoras nomeadamente: tecnologias e materiais para fabricação aditiva, de sistemas de concepção e prototipagem de calçado customizado, de sistemas de produção ciber física e de soluções inteligentes para comercialização de calçado.
Tec at sunset
No passado dia 23 de setembro, o CTCP organizou ainda o TECH AT SUNSET. No final de tarde reuniram-se no CTCP diferentes intervenientes do setor do calçado, que tiverem oportunidade, de uma forma mais descontraída, de discutir as novas áreas de investigação e novos produtos e tecnologias em desenvolvimento. Foi ainda um momento de Networking entre os participantes.






Fonte: CTCP
1182

Voltar