Notícias

Webinar: Setor do calçado na Rússia

quarta-feira, 23 de junho de 2021
Dia 7 de julho, pelas 10h00
Webinar: Setor do calçado na Rússia


A Academia AICEP, em parceria com a APICCAPS, vai realizar no dia 7 de julho, às 10h00, um webinar dedicado ao setor do calçado na Rússia, no qual serão debatidas as melhores abordagens para as empresas que já estão presentes ou pretendem começar a exportar para este mercado.

A sessão contará com a participação do diretor-geral da APICCAPS, João Maia, do delegado da AICEP Nuno Lima Leite, na Rússia, da importadora russa e especialista neste setor Iraina Molodtsova, e ainda com Fernando Barbosa, o empresário português residente na Rússia, em Moscovo, onde muito recentemente abriu a Sapataria da marca de luxo Carlos Santos.

A Federação Russa é não só uma das doze principais economias mundiais, mas também um dos maiores mercados de consumo da Europa. Cerca de 10% dos seus quase 147 milhões de habitantes dispõe de grande poder de compra, com enorme propensão para o consumo dentro do segmento alto e de exclusividade.

Segundo a consultora DRG, em 2019 o mercado russo do calçado estava avaliado em 351,3 milhões de pares, no valor de 1.510 mil milhões de rublos, o que representou um aumento de 6,6% em volume e de 9,5%, em valor. No mesmo ano, o consumo médio de calçado foi de 2,39 pares per capita, perspetivando uma subida para 2,81 pares per capita em 2024.

A Rússia tem vindo a aumentar as suas importações de calçado, apresentando inúmeras oportunidades para os fabricantes portugueses que ainda não exportam para este mercado. De acordo com o International Trade Centre, em 2019, a Rússia foi o 12º maior importador mundial de calçado, com aquisições ao exterior no montante de 3,0 mil milhões de euros, o que corresponde a 2,3% das importações mundiais deste produto.

Relativamente ao calçado de couro, a Rússia foi o 10º maior importador mundial, com aquisições ao exterior no montante de 1,5 mil milhões de euros, o que corresponde a 2,9% das importações mundiais deste produto. Conforme a mesma fonte, Portugal é o 7º fornecedor de calçado de couro à Rússia, com uma quota de 2,9%, correspondente a 42,2 milhões de euros.

Este webinar abordará questões tais como as tendências e perspetivas (gerais e setoriais) deste mercado, as inúmeras oportunidades que a Rússia representa para os fabricantes portugueses de calçado que ainda não exportem para este mercado. As importações russas dentro deste setor têm vindo a aumentar de ano para ano, sendo que em 2019, a Rússia foi o 12º maior importador mundial de calçado, com aquisições ao exterior no montante de 3,0 mil milhões de euros.

Inscrições AQUI.

1619

Voltar