Projetos

DIA-CVET Developing Innovative and Attractive  CVET programmes in industrial shoe production

erasmus-completo.jpg

Acrónimo: DIA-CVET

Título : DIA-CVET Developing Innovative and Attractive CVET programmes in industrial shoe production

Data Início: 01/09/2020

Data Conclusão: 31/08/2023

Duração(Meses): 36

Web Site: http://dia-cvet.eu

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Diversos

Resumo

"Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável.”

Em muitos países, como a Roménia (RO) e Portugal (PT), o Ensino e Formação Profissional (VET) é considerado uma segunda opção, como uma via educacional para quem não conseguiu chegar ao Ensino Superior. Uma das principais razões desta imagem é ser muitas vezes considerado como uma via sem grandes oportunidades de progressão na carreira. Uma vez iniciado um trabalho como operador, não existem ou existem poucas oportunidades de evolução na carreira, pois existem poucas oportunidades de Formação Profissional Contínua (CVET). Assim, profissões mais desafiadoras, como por exemplo passar para os departamentos de Qualidade (QA), Design ou Planeamento da Produção, são reservadas para pessoas com formação académica superior.

Mas mesmo em países com programas CVET bem estruturados como a Alemanha (DE), onde as qualificações de um encarregado ou técnico industrial são reconhecidas em todo o país e têm uma imagem muito boa, a tendência académica também é óbvia.
Assim, o fortalecimento da formação profissional é um elemento crucial para garantir a sua elevada qualidade e aumentar a atratividade por parte dos jovens. O público-alvo são os colegas qualificados, através do Ensino e Formação Profissional Inicial (IVET), no setor da produção industrial de calçado.

Para tanto, os parceiros do projeto “Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado“ (DIA-CVET) escolheram 10 esferas de atividades na produção industrial de calçado como “organização industrial” ou “gestão de materiais para a produção de calçado” onde o trabalho autónomo vai para além das competências dos trabalhadores qualificados (considerando trabalho qualificado, no Quadro Europeu de Qualificações (EQF), os níveis 3 ou 4). Pretendemos desenvolver, testar e implementar programas abrangentes para cada uma destas esferas a nível europeu; disponíveis em inglês (EN), bem como em alemão (DE), romeno (RO) e português (PT). Não pretendemos desenvolver um perfil europeu de CVET único (como um “Encarregado da UE”), visto que respeitamos o princípio da subsidiariedade nos temas educacionais e estamos cientes das diferentes pré-condições e necessidades de qualificação nos nossos três países.

A fase piloto dos cursos está prevista como um “estudo de viabilidade”, e dirige-se a colaboradores qualificados da indústria de calçado. O projeto prevê a adoção de medidas de acompanhamento, como “Conselho Consultivo” (AB), workshops, entre outros, no sentido de alcançar e envolver todas as partes interessadas (empresas, representantes dos trabalhadores, associações, centros de formação, redes) do setor nos três países da parceria.

Mas o projeto tem também um âmbito mais alargado; visa a transparência nos níveis de CVET no setor do calçado para todas as partes interessadas, especialmente parceiros sociais, empresas e autoridades. Aceitar Resultados de Aprendizagem (LO) de outro local de aprendizagem, contratar um encarregado qualificado de outro país ou confiar nas qualificações nacionais de outro país é um desafio constante. O consórcio do projeto desenvolveu com sucesso um Quadro de Qualificação do Setor para o calçado para o nível 2-4 no projeto anterior ICSAS (cp. Http://icsas-project.eu/wpcontent/uploads/2020/04/06_SQF-Table_EN.pdf). Consequentemente, o desenvolvimento e a referência das qualificações CVET nacionais existentes ou desenvolvidas na Alemanha, Roménia e Portugal, para um quadro de qualificação do setor para os níveis 5-7 será outro objetivo importante do projeto proposto DIA-CVET e disponível para futuro nivelamento de novos Perfis CVET ou perfis de outros países após o tempo de duração do projeto.

Em relação ao impacto a longo prazo ou sustentabilidade, pretendemos adicionalmente implementar cursos CVET dual para técnicos industriais de calçado nos sistemas VET romeno e português (como aconteceu com sucesso com os cursos IVET dual durante o ICSAS) – e apoiar o fortalecimento do curso de encarregado industrial na Alemanha.

Acronimo: DIA-CVET
Numero : 2020-1-DE02-KA202-007600
Duraçãp: 01.09.2020- 31.08.2023

Voltar