Notícias

A sua empresa está preparada para combater o Greenwashing?

VETing Green

terça-feira, 26 de março de 2024
Projeto Erasmus+ VETing Green promove inquérito às empresas
A sua empresa está preparada para combater o Greenwashing?

Num mundo em que a consciência ambiental é mais premente do que nunca, a necessidade de ações concretas e transparentes no caminho para a sustentabilidade é inegável. A transição para uma economia verde não é apenas uma aspiração; trata-se de uma necessidade mundial que se alinha com os objetivos delineados pela Agenda 2030 da ONU e com iniciativas persistentes da União Europeia.

Neste contexto, o projeto Erasmus+ VETing Green surge como uma força motriz de inovação e compromisso com a sustentabilidade, em resposta à crescente procura por transparência e autenticidade nas práticas empresariais. Numa união de esforços que atravessa fronteiras, produtores de calçado, entidades de formação profissional e representantes dos consumidores de cinco países europeus (Bélgica, Grécia, Itália, Portugal e Espanha) unem-se para enfrentar o desafio do greenwashing.

Este projeto ambicioso alinha-se com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e o Plano de Ação para a Economia Circular da União Europeia, partilhando a visão de um continente com impacto neutro no clima até 2050. A luta contra as alegações ecológicas enganosas é uma prioridade, e a Europa está a responder com propostas legislativas que fortalecem a capacidade dos consumidores para uma transição ecológica e estabelecem regras claras para alegações ecológicas.

O VETing Green apoia estas iniciativas, fornecendo às empresas de calçado as ferramentas e materiais de formação necessários para distinguir entre práticas sustentáveis genuínas e estratégias de marketing oportunistas. O projeto desenvolverá conhecimentos e cursos de formação profissional que ensinam como apresentar e fundamentar alegações ambientais, evitando assim o greenwashing.

Com uma abordagem educacional inovadora, o VETing Green irá criar cursos atraentes para estudantes e profissionais, utilizando ferramentas digitais centradas no aluno, como módulos de realidade aumentada e gamificação, tornando o processo de aprendizagem mais interativo, agradável e eficaz.

Além disso, o projeto visa apoiar os decisores políticos e as autoridades públicas na adoção de políticas mais ecológicas, ao mesmo tempo que combate práticas antiéticas. O objetivo final é gerar conhecimento comum entre os trabalhadores e consumidores do setor, permitindo-lhes discernir entre modelos de negócio sustentáveis e aqueles que apenas ostentam uma fachada de sustentabilidade.

Com o Centro Tecnológico do Calçado de La Rioja como parceiro líder e o apoio de entidades como o CTCP, CEC, Neo Sapiens, Politecnico Calzaturiero e Enosi Katanaloton Poiotita Tis Zois, o VETing Green destaca-se como sendo mais do que um projeto; trata-se de uma missão para incutir responsabilidade social e ambiental nas empresas. Este esforço coletivo visa reduzir o impacto ambiental do setor do calçado e contribuir ativamente para o combate às alterações climáticas. 


Inquérito às Empresas - A sua empresa está preparada para combater o Greenwashing?

Os parceiros do projeto Veting Green estão a promover um questionário que pretende recolher  informação atualizada sobre Greenwashing nas empresas, dos países parceiros do projeto.

A sua contribuição para esta pesquisa é uma garantia de sucesso para esta iniciativa, pois irá fornecer uma visão mais detalhada das necessidades de formação na área do Greenwashing, e contribuirá para o desenvolvimento de uma formação adequada às necessidades dos setores do Calçado e Têxtil, na Europa.
 

ACEDER AO INQUÉRITO AQUI






671

Voltar