Notícias

AICEP lança Curso ESG para Capacitar Empresas Exportadoras

segunda-feira, 18 de março de 2024
AICEP lança Curso ESG para Capacitar Empresas Exportadoras

A Academia AICEP lançou o Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade, uma iniciativa online que tem como alvo principal as Pequenas e Médias Empresas (PME) com foco nas empresas exportadoras. O objetivo é capacitar essas empresas no domínio do reporte ambiental, social e de governança (ESG), uma área cada vez mais importante para a competitividade no mercado global.

O Curso ESG de A a Z do Relato de Sustentabilidade visa dotar as PME de ferramentas de diagnóstico e autoavaliação do nível de maturidade em termos de compromisso e indicadores ESG. Além disso, pretende agilizar os processos relatório e comunicação de desempenho ESG e disponibilizar mecanismos de informação dos desenvolvimentos nesta área, protagonizados por autoridades internacionais, agentes públicos e privados.

Na conferência de lançamento do curso, denominada ESG para PME Exportadoras: Sensibilização e Capacitação (aceder AQUI), o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, destacou a importância deste tipo de iniciativa. "Criámos uma Via Verde para as PME que pretendam incorporar o ESG na sua atividade. Não é uma obrigatoriedade que o Estado impõe às empresas, o mercado já o está a fazer e as empresas que queiram ser bem-sucedidas deverão aderir. Queremos apoiar as PME para que possam ter as condições necessárias para alcançar o sucesso", afirmou no decorrer do evento.

O curso apresentado foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados e destina-se a todos os colaboradores das PME Exportadoras, desde os que ocupam cargos de direção e decisão estratégica até aos níveis de supervisão e execução.

Esta iniciativa é a segunda no âmbito do Programa ESG PME Exportadoras, em parceria com o IAPMEI, com o objetivo de apoiar as PME a incorporar e comunicar as práticas ambientais, sociais e de governança nas suas atividades. Os interessados podem aceder ao curso através da plataforma de e-learning da Academia AICEP em academiaaicep.pt.


487

Voltar