Notícias

CNI4.0-FOOT: Soluções inovadoras i4.0 para implementação de uma SMART SUPPLY CHAIN sustentável

terça-feira, 19 de setembro de 2023
Projeto ambicioso estabeleceu uma Smart Supply Chain Sustentável, impulsionando a competitividade da indústria portuguesa.
CNI4.0-FOOT: Soluções inovadoras i4.0 para implementação de uma SMART SUPPLY CHAIN sustentável

O projeto CNI4.0-FOOT teve como principal objetivo a criação de uma Smart Supply Chain Sustentável, impulsionada pelo desenvolvimento de soluções de Indústria 4.0 de baixo impacto ambiental. Com vista a transformar o Cluster do Calçado e Moda nacional numa indústria moderna e competitiva, o CNI4.0-FOOT estabeleceu metas ambiciosas e uma estratégia abrangente que promete revolucionar o setor. 

A estratégia do CNI4.0-FOOT abraçou a inovação através do desenvolvimento e implementação de soluções de Indústria 4.0, bem como a adoção de práticas sustentáveis. Entre os objetivos gerais do projeto destacaram-se: 

1. Transformação da Indústria: contribuiu para a modernização, eficiência e competitividade do Cluster do Calçado e Moda em Portugal.
2. Digitalização e Sustentabilidade: promoveu a digitalização e sustentabilidade das empresas do Cluster, integrando conceitos de desenvolvimento sustentável em materiais, processos e produtos.
3. Inovação Tecnológica: impulsionou a inovação nos processos e a adoção de paradigmas tecnológicos de Indústria 4.0.
4. Transferência de Conhecimento: transferiu e implementou conhecimentos em produtos, materiais e tecnologias, estimulando a criação de novas gerações de produtos.
5. Aumento do Investimento em Inovação: fomentou o aumento do investimento das empresas em Investigação & Desenvolvimento (I&DT) e promoveu atividades económicas intensivas de conhecimento.
6. Cooperação e Colaboração: reforçou a cooperação entre empresas e entidades do Sistema de Investigação & Inovação (I&I), facilitando a criação de valor e a realização de projetos colaborativos. 

O CNI4.0-FOOT concentrou-se na promoção da investigação e desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias de informação, visando a melhoria da cadeia de valor e fornecimento do setor do calçado. Através da criação de uma Smart Supply Chain Sustentável, conseguiu-se aumentar a flexibilidade e a competitividade, bem como reduzir o impacto ambiental dos produtos.

Um dos principais destaques do projeto foi a automatização de processos logísticos, como a gestão de armazéns de materiais e componentes sustentáveis, recursos inteligentes, produção e produtos. Estes aspetos carecem de total automação e eficiência no setor do calçado, tendo melhorado o fluxo de materiais, redução de custos de transporte e minimização do impacte ambiental. 

A iniciativa também transformou os ecossistemas da supply chain e da tomada de decisão, adicionando inteligência e automatização ao sistema, equilibrando o planeamento humano e automático, transformando processos e desenvolvendo ferramentas para a seleção de materiais com base em informações ambientais quantificadas. 

Desta forma, o CNI4.0-FOOT conseguiu alcançar, com sucesso, os cinco objetivos S.M.A.R.T.: 

1. Sistema de Geração Automática de Informação Técnica do Produto e Inventário de Materiais: automatizou a recolha de informações técnicas de produtos e materiais, com uma melhoria de eficiência de 20%.
2. Sistema de Avaliação de Fornecedores e Subcontratados: classificou automaticamente os fornecedores e subcontratados, melhorando a avaliação em 15%.
3. Sistema Dinâmico de Planeamento da Rede Colaborativa: desenvolveu algoritmos para um planeamento com 20% menos incerteza.
4. Sistema de Acompanhamento e Alerta para o Planeamento: criou um sistema semiautomatizado para identificação de eventos críticos, reduzindo o risco.
5. Nova Ferramenta (SMART ECO SHOES) para apoiar as empresas de calçado na fase de conceção e seleção dos materiais e conceitos de Calçado Ecológico e Sustentável, com o desenvolvimento de  produtos com uma redução  de 20% na pegada ambiental do produto.

Este projeto envolveu atividade de Investigação Industrial (II) e Desenvolvimento Experimental (DE), com foco na colaboração aberta e na maximização das capacidades dos copromotores industriais e instituições envolvidas. O objetivo final foi transformar o investimento realizado em valor que beneficiasse toda a cadeia de valor do setor do calçado em Portugal.

Parceiros:

OFICINAWARE – INFORMÁTICA LDA.
CTCP - CENTRO TECNOL. DO CALCADO DE PORTUGAL
INESC PORTO- INST. DE ENG. DE SIST. E COMPUTAD.
CORT-GIN – Indústria de Cortes e Sapatos de Ginástica, S.A


Mais informações: cni40foot.ctcp.pt




O CTCP promove Ojetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

525

Voltar