Notícias

Novos Produtos, Materiais e Tecnologias apresentadas ao setor

sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Inovação, Sustentabilidade e Digitalização em destaque no evento final do projeto GreenShoes 4.0
Novos Produtos, Materiais e Tecnologias apresentadas ao setor

No passado dia 22 de novembro, o CTCP de São João da Madeira abriu as suas portas para receber o evento final do projeto GreenShoes 4.0, um evento que reuniu 15 empresas líderes em diferentes setores, tais como calçado, marroquinaria, materiais, equipamentos, software, logística e retalho, além de oito entidades não empresariais do sistema Investigação e Inovação (I&).

O evento, organizado pelo CTCP e apoiado pelo consórcio do projeto, destacou a importância de preparar o cluster do calçado e da moda para os desafios futuros, promovendo o cruzamento sinérgico entre o "biológico, o físico e o digital" e evidenciando a necessidade de inovação e excelência para garantir o sucesso sustentável do setor e do país.

Durante a manhã, várias empresas envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de realizar apresentações, que puderam demonstrar os resultados concretos alcançados no âmbito do GreenShoes 4.0. Essas apresentações destacaram avanços significativos em áreas estratégicas de I&DT: 1. Novos conceitos de negócio para calçado e marroquinaria "costumer-driven" na economia verde circular e digital; 2. Desenvolvimento de couros, polímeros e componentes para calçado e marroquinaria do futuro; e 3. Implementação de novas tecnologias e digitalização em toda a cadeia de valor do cluster, incluindo calçado, marroquinaria, consumidor, materiais e componentes e tecnologias, bem como o retalho online e físico. 

À tarde, houve lugar para uma sessão designada por "A inovação, a sustentabilidade e a digitalização no cluster do calçado", onde os membros do painel abordaram as mais recentes inovações em eco couros, polímeros, solas, produtos finais de marroquinaria e calçado e, ainda, tecnologias digitais e de produção, onde foram discutidos desafios e oportunidades para o cluster. Nesse contexto, foram apresentados exemplos práticos, tais como a utilização de fabrico aditivo/impressão 3D para redução de custos, reciclagem de resíduos e eliminação de substâncias perigosas nos couros, destacando abordagens positivas para gerir desafios e criar valor.

O evento culminou com a visita à Exposição e Ação de Demonstração GreenShoes 4.0, um dos grandes destaques do encontro, onde os participantes tiveram a oportunidades de assistir a demonstrações práticas e perceber como esses avanços podem ser aplicados no setor do calçado e marroquinaria.

Ao reunir especialistas de toda a cadeia de valor, a sessão facilitou a partilha de conhecimento e inovações, preparando o cluster português para os desafios futuros. Cada vez mais, iniciativas como estas são fundamentais não só para impulsionar a indústria, como também para promover o cruzamento entre diferentes aspetos, resultando em avanços significativos apresentados ao setor e ao público em geral.





633

Voltar