Notícias

CTCP avança com Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado

segunda-feira, 4 de março de 2024
O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal impulsiona a Descarbonização da Indústria do Calçado com Ambicioso Projeto Roteiro para a Neutralidade Carbónica
CTCP avança com Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) avança com determinação na busca por soluções sustentáveis para a indústria do calçado, através do projeto "Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado", financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Num contexto onde as alterações climáticas representam um dos maiores desafios globais nas dimensões económica, ambiental e social, a iniciativa destaca-se pela sua ambição em contribuir para a mitigação desses desafios. O projeto visa, principalmente, a descarbonização da sociedade, incluindo a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a promoção de uma economia circular.

O Roteiro para a neutralidade carbónica pretende envolver todos os stakeholders e entidades ligadas à fileira do calçado. Este documento será uma ferramenta crucial para orientar a descarbonização do setor, estabelecendo metas ambiciosas alinhadas com o Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC2050) e os objetivos europeus do setor.

O projeto também abrange a produção de três cadernos técnicos setoriais específicos para as áreas industriais da fileira do calçado: produção de componentes (como solas), marroquinaria e produção de calçado. Cada caderno técnico terá indicadores diferenciados, refletindo as especificidades de cada área.

Além disso, este roteiro pretende desenvolver uma ferramenta de cálculo de emissões de GEE e um selo/marca comprovativo a ser utilizado pelas empresas que participam ativamente no roteiro, evidenciando o seu compromisso e empenho na implementação das ações propostas. O regulamento que definirá os critérios para a classificação e atribuição do selo às empresas será elaborado durante o desenvolvimento do projeto.

O CTCP planeia acompanhar o desenvolvimento do Roteiro com ações e iniciativas de disseminação e formação ao longo do projeto, com foco em eficiência energética, economia circular, digitalização e sustentabilidade. Estas ações visam informar e orientar as empresas sobre a implementação prática dos roteiros em suas operações.

A colaboração das empresas é imprescindível

Pretende-se que o Roteiro seja um guia para a fileira do calçado, mobilizando ações e definindo metas concretizáveis para potenciar a descarbonização das empresas. Para que este trabalho seja efetuado com sucesso a participação das empresas assume um papel crucial.

Assim, o CTCP convida à participação de todas as empresas, através do preenchimento de um breve questionário, disponível aqui, até 27/03/2024.

A adesão do maior numero de empresas a esta iniciativa é crucial para o futuro sustentável da indústria do calçado. 

Mais informações ou esclarecimentos, através do e-mail [email protected].


Nota: caso a Sua empresa já esteja inscrita no âmbito do Projeto Compromisso Verde não precisa de preencher o inquérito, uma vez que os dados já foram divulgados ao CTCP.
 

458

Voltar