Notícias

CTCP Podcast: Desenvolvimento Sustentável de Calçado em Portugal

Novo episódio

quarta-feira, 18 de outubro de 2023
Novo episódio
CTCP Podcast: Desenvolvimento Sustentável de Calçado em Portugal

Inserido no ciclo de podcast: Ecodesign de Calçado Sustentável, este 12º episódio é dedicado ao "Desenvolvimento Sustentável de Calçado em Portugal".

O desenvolvimento sustentável da indústria de calçado em Portugal é um tema de crescente relevância e interesse. À medida que a consciencialização ambiental e a procura por práticas mais sustentáveis ganham destaque globalmente, a indústria de calçado em Portugal explora formas inovadoras para alinhar a produção com os princípios da sustentabilidade. Este setor dinâmico procura não só criar produtos de alta qualidade, como também adotar abordagens e materiais mais eco-friendly, mantendo a excelência e a competitividade que o caracterizam. 

Neste episódio do CTCP Podcast, o designer Pedro Carvalho de Almeida irá aprofundar este compromisso com o desenvolvimento sustentável e as suas implicações para o futuro da indústria de calçado em Portugal. Ao explorar o cenário desafiador do setor, o designer começará por esclarecer as diferenças entre os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Ecodesign. Esta discussão será essencial para estabelecer a base que nos permitirá, ao longo de todo o episódio, abordar as principais vertentes do Desenvolvimento Sustentável, discutir como as empresas portuguesas de calçado podem incorporá-las nas suas práticas e produtos e analisar o potencial do design para aumentar a competitividade do calçado fabricado em Portugal. 

Não perca este episódio.

 

Orador
Pedro Carvalho de Almeida é designer e professor auxiliar de Design na Universidade de Aveiro. É doutorado em Design pela Central Saint Martins, University of the Arts London, com um pós-doutoramento financiado pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido. Possui experiência de ensino em prestigiadas instituições como Central Saint Martins, ENSCI–Les Ateliers e The Glasgow School of Art. Com um mestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, o foco da sua investigação abrange áreas como identidade visual, arquivos de marca, design estratégico, gestão de design e estudos contextuais para a inovação. É reconhecido pela sua contribuição para a Arqueologia de Marcas como campo de estudo e abordagem metodológica. Recentemente, o seu trabalho de investigação concentra-se no renascimento de marcas de sapatilhas portuguesas através de intervenções de design em ecossistemas de produção industrial e artesanal. Além disso, é membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), Fellow da Royal Society of Arts Manufaturers and Commerce e  Curador da exposição "Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao virar do milénio" na Casa do Design.

Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e Google Podcasts, para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.

Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Europeus NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.





493

Voltar