Notícias

Ferramenta de Rastreabilidade Inovadora para a Indústria do Couro

terça-feira, 19 de setembro de 2023
Projeto RARISS promoveu o desenvolvimento da TraceLeather, uma ferramenta de codificação e sistema de informação.
Ferramenta de Rastreabilidade Inovadora para a Indústria do Couro

No âmbito do Projeto RARISS (Raças Autóctones, Rastreabilidade, Inovação e Soluções Sustentáveis), uma iniciativa que visa revolucionar a indústria do couro, foi desenvolvida uma ferramenta de codificação e sistema de informação chamada TraceLeather. Esta ferramenta representa um avanço significativo ao integrar soluções inovadoras que abrangem desde uma plataforma web até sistemas de marcação ágil, leitura de códigos de rastreabilidade, novos eco processos de produção de couros e produtos de calçado. O resultado final consiste na criação de produtos de maior valor agregado com um menor impacto ambiental, apoiados pelo conhecimento científico.

Uma das principais motivações por trás do desenvolvimento do TraceLeather é garantir a rastreabilidade das peles e dos couros utilizados na indústria. A rastreabilidade desempenha um papel crucial no mercado atual e no futuro, pois busca aumentar a transparência em toda a cadeia de valor do produto. Com esta ferramenta os consumidores terão acesso à cadeia de valor do produto, desde o nascimento e criação do animal, até à obtenção do produto final, incluindo características e processos de transformação. Além disso, a rastreabilidade permite o acesso a informações sobre o desempenho ambiental, responsabilidade social e substâncias restritas, atendendo às crescentes preocupações ambientais e sociais dos consumidores.

A transparência associada ao produto exige que as empresas tenham um profundo conhecimento sobre todos os estágios da cadeia de valor e comuniquem essas informações aos stakeholders internos e externos. Isso inclui detalhes sobre onde, por quem, como e quando os produtos são produzidos.

Nesse contexto, o Projeto RARISS estabeleceu como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento da plataforma TraceLeather para rastrear a origem dos couros. Esta plataforma permite o registo das peles, atribuindo a cada uma um código único de identificação que contém informações essenciais para a rastreabilidade. Existem dois níveis de informações disponíveis: um para os clientes e outro restrito à empresa detentora dos materiais.

O protótipo da Ferramenta de Codificação e Sistema de Informação TraceLeather foi desenvolvido para integrar informações relacionadas com a origem dos animais, além das informações disponíveis na base de dados nacional. Isso inclui registos e deslocações dos animais, condições de bem-estar e saúde animal desde o nascimento até o abate, bem como informações sobre a qualidade da pele, regime de criação e aspetos ambientais, conforme estabelecido pelo referencial de saúde e bem-estar para bovinos de raças autóctones.

A disponibilização dessas informações estará disponível no website do TraceLeather (traceleather.ctcp.pt), oferecendo aos consumidores uma visão completa e transparente do percurso dos produtos de couro, desde a sua origem até às sua utilização final. Este avanço representa um importante passo em direção a uma indústria do couro mais sustentável, transparente e ética.

Parceiros

Promotor Líder
COURO AZUL - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COUROS S.A.

Co-Promotores
CEI - COMPANHIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LDA 
KYAIA - FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA 
CTCP - CENTRO TECNOLÓGICO DO CALÇADO DE PORTUGAL 
CTIC - CENTRO TECNOLÓGICO DAS INDÚSTRIAS DO COURO 
IPB - INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA 



O CTCP promove Ojetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

806

Voltar