Notícias

Formação em Ecodesign é um aposta do CTCP

quarta-feira, 30 de junho de 2021
Próximo curso em Setembro | CTCP Felgueiras
Formação em Ecodesign é um aposta do CTCP

Para produzir sapatos mais sustentáveis é essencial que se pense nisso desde que nasce a ideia. Quem  idealiza as coleções, entre outras coisas, tem que ter uma atitude ecológica na gestão dos recursos materiais e tecnológicos, conhecer e utilizar materiais de baixo impacto ambiental, ter em consideração o tempo util de vida de um par de sapatos e o seu destino após esse período  e tem que ter a capacidade e justificar as opções tomadas, com base nas suas implicações ambientais, tecnológicas e financeiras.   Para isso é necessário ter conhecimento atualizado e dominar todas estas variáveis. 


É neste contexto que o CTCP tem vindo a promover várias iniciativas no âmbito do Ecodesign, entre elas formação. No passado mês de março, no âmbito da Formação Modular Certificada, promovemos o curso online Ecodeseign e Design Sustentável, com a duração de 25 horas, que envolveu  20 participantes. Estes tiveram a oportunidade de aprofundar estes temas e colocar em prática as aprendizagens trazidas pela formadora Marita Ferro.

Para a formadora Marita, que é também diretora criativa da marca de calçado Marita Moreno,  "é fundamental que haja  um pensamento sustentável e ecológico na base da criação e design de qualquer produto. Formação que promova  conhecimento sobre esta temática é muito importante”.

Embora à distância esta foi  uma formação muito intensa  que envolveu de forma muito ativa os participantes. "No decorrer deste curso intenso foi possível transmitir muita informação e houve o envolvimento dos formandos.  Abordamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) como primeiro passo para percebermos a sustentabilidade a nível global e  avançamos depois para o Design e especificámos no Ecodesign e Design sustentável" afirma a formadora.

No final da formação os participantes desenvolveram um trabalho prático, onde tiveram oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo destas 25 horas.

Testemunhos

“A  formação esteve acima das minhas expectativas quer na qualidade, conhecimento e motivação passada pela formadora, assim como a angariação de conhecimento com que nos municiou.”

“Fiquei muito satisfeito com a qualidade do curso.”

“A formação é muito atual e importante. O conhecimento alargado da formadora beneficia muito a formação e motiva os formandos.”

“O curso foi muito útil e voltaria a fazê-lo.”

PRÓXIMO CURSO

Já está agendada uma nova edição do curso, com data de início prevista para 27 de setembro, no CTCP em Felgueiras. As inscrições estão já a decorrer em qualifica.ctcp.pt


1457

Voltar