Notícias

Inquérito: Como utilizar o Design Biofílico e Design Thinking nas PME?

quarta-feira, 20 de setembro de 2023
O CTCP, em parceria com outros parceiros europeus, no âmbito do projeto BIODESIGN está a fazer um estudo sobre Design Thinking e Design Biofílico, com vista a desenvolver competências e consciência das pessoas e das empresas nestas áreas.
Inquérito: Como utilizar o Design Biofílico e  Design Thinking nas PME?

O Design Biofílico é a prática de restabelecer a ligação entre as pessoas e a natureza no âmbito da arquitetura e do design. Envolve a tradução de elementos derivados da natureza em resultados de design que, em última análise, melhoram a saúde e o bem-estar dos ocupantes e promovem uma ligação com a natureza. 

O Design Thinking é o conjunto de processos cognitivos, estratégicos e práticos com os quais as equipas de design desenvolvem o design de produto. Nos últimos anos, o conceito de Design Thinking tem-se orientado para a inovação de produtos e serviços. Nesta perspetiva, configura-se como um modelo de design que visa a resolução de problemas complexos através de uma visão e gestão criativas.

Estes serão os temas desenvolvidos no projeto Europeu BIODESIGN, que pretende ajudar as PME a disporem das ferramentas adequadas para conceberem e desenvolverem as suas empresas utilizando uma abordagem biofílica, ou para alargarem o roteiro de produtos de uma organização já estabelecida. Serão conduzidas através do processo de Design Thinking e do design centrado no ser humano, de modo a obterem uma série de fichas de trabalho e outras ferramentas que lhes permitirão desenvolver as suas empresas.

Para avaliar as necessidades de formação, nesta área,  o CTCP  e os parceiros europeus deste projeto, estão a promover um questionário online, que se destina a funcionários de PME e que visa avaliar a existência de design biofílico numa empresa e determinar as competências/conhecimentos e consciência das pessoas na área da biofilia e do design thinking.

Assim, solicitamos o apoio no preenchimento deste curto questionário aqui.

 As respostas  ajudarão os parceiros a construir um kit de ferramentas abrangente para apoiar empresas na área de design thinking e design biofílico. 
 

603

Voltar