Notícias

Vapesol alcança certificação pioneira para solas em EVA reciclado

RCS

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Certificação RCS para solas EVA, um feito notável na indústria do calçado em Portugal
Vapesol alcança certificação pioneira para solas em EVA reciclado

A Vapesol, uma empresa portuguesa especializada na produção de solas para calçado, tem-se destacado no setor pela sua abordagem inovadora e sustentável. Para além da certificação ambiental pela Norma ISO 14001 e da certificação RCS (solas TR) e GRS (solas em TR e TPU), recentemente, a empresa alcançou um feito notável, sendo pioneira na obtenção da certificação RCS (Recycled Claim Standard) para solas em EVA, um produto frequentemente utilizado pela indústria do calçado. A produção de solas neste material é um processo sensível, com requisitos exigentes de controlo de temperatura e humidade, o que dá origem a um volume significativo de produto não conforme e, consequentemente, resíduos com elevada complexidade e morosidade de decomposição.

A certificação RCS é um padrão internacional que verifica a presença e a quantidade de conteúdo reciclado em produtos, garantindo que as alegações de sustentabilidade sejam confiáveis e fidedignas.

Esta conquista por parte da Vapesol demonstra o forte compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. A empresa já havia desenvolvido o EVA GREEN, uma variante mais sustentável do EVA, e agora, com a certificação RCS das solas EVA pré-consumer, reforça uma vez mais a sua posição como líder em práticas ambientalmente responsáveis. Este novo material deu origem a uma nova linha de solas, à qual a  empresa deu o nome de EVA POWDER, tendo mesmo apresentado o pedido de registo da nova marca.


Uma aposta em tecnologias de reciclagem do EVA
Este compromisso da Vapesol com a sustentabilidade é evidenciado pelo significativo investimento e pela implementação de um sistema de reaproveitamento total dos resíduos de EVA. No âmbito do projeto FAIST, um projeto coordenado pelo CTCP, a Vapesol delineou um conjunto ambicioso de atividades, que incluem a aquisição de tecnologias avançadas para facilitar o processo de reciclagem. Estas tecnologias são cruciais para garantir que os materiais cumprem os rigorosos requisitos do RCS, possibilitando à empresa verificar o conteúdo reciclado dos seus produtos e garantir uma cadeia de custódia robusta desde a matéria-prima até o produto final. Além disso, o investimento significativo e a implementação de um sistema de reaproveitamento total dos resíduos de EVA, no processo de obtenção da certificação RCS para o EVA, permitiram à Vapesol alcançar uma meta ambiciosa de 100% de reutilização e zero desperdício na produção de solas EVA, sem qualquer perda das propriedades físicas ou mecânicas das solas. Esse sistema não só reduz o impacte ambiental associado à produção de solas, como também estabelece um novo padrão de eficiência e responsabilidade ambiental na indústria do calçado. Ademais, ao fortalecer o seu papel ativo no projeto FAIST, uma parceria estratégica focada na implementação de tecnologias avançadas de produção e reciclagem, a Vapesol posiciona-se como uma líder na promoção de práticas empresariais responsáveis e no apoio à economia circular.


Empresa apresenta novo produto na Lineapelle
A Vapesol marca presença nesta edição da feira Lineapelle, em Milão, que está a decorrer entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Este evento é uma oportunidade única para a empresa apresentar o seu inovador EVA Powder, um produto que reflete o seu comprometimento com a inovação e a sustentabilidade. A participação na Lineapelle permite à Vapesol não só apresentar as suas soluções avançadas ao público em geral, mas também estabelecer e reforçar relações comerciais, mantendo-se a par das últimas tendências e exigências do mercado de calçado.

A Vapesol, ao ser uma empresa pioneira a reaproveitar completamente o desperdício da produção de solas em EVA, destaca-se como um modelo inspirador, demonstrando que a integração entre tecnologia e sustentabilidade é essencial para um futuro mais sustentável na indústria do calçado.

Para mais informação sobre este novo produto consulte o website da empresa AQUI.


O que é a certificação RCS?
A Recycled Claim Standard (RCS) é uma norma internacional voluntária, que estabelece os requisitos para a certificação por terceiros do conteúdo reciclado e da cadeia de custódia. O objetivo passa por aumentar a utilização de materiais reciclados. O referencial RCS faz distinção entre materiais “pré-consumo” e “pós-consumo” e não aborda a utilização de produtos químicos ou outros aspetos sociais ou ambientais da produção, para além da integridade do material reciclado. Esta norma baseia-se nos requisitos da cadeia de custódia do Content Claim Standard (CCS).

As empresas que obtêm esta certificação podem utilizar o logótipo RCS nos seus produtos, servindo como um poderoso instrumento de marketing, uma vez que comunica o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e com a utilização de materiais reciclados.


O CTCP apoia as empresas
Para apoiar as empresas na implementação dos requisitos RCS, o CTCP possui uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio.
Caso pretenda mais informações sobre este serviço, contacte-nos através do email [email protected].

626

Voltar