Notícias

WEBINAR: ESG e Sustentabilidade - A nova visão sobre ação e reporte

Para empresas do cluster

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
30 janeiro | 18h30 | inscrições a decorrer
WEBINAR: ESG e Sustentabilidade - A nova visão sobre ação e reporte

A implementação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) em toda a organização é um processo que exige uma estratégia ESG sólida, apoiada por todos os níveis da empresa. Esta estratégia deve ser integrada na visão e missão da empresa, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Desta forma, os líderes desempenham um papel crucial neste processo, devendo estar bem informados e preparados para responder às crescentes exigências regulamentares em matéria de práticas sustentáveis. Isto implica não só o cumprimento das leis e regulamentos existentes, mas também a antecipação de futuras tendências e mudanças na legislação. Além disso, os líderes devem ser capazes de comunicar eficazmente a estratégia ESG da sua empresa aos seus stakeholders, incluindo funcionários, clientes e investidores. 

A implementação bem-sucedida de práticas ESG exige uma cultura organizacional que encoraje a inovação e o questionamento do estado das coisas. Todos na organização, desde o topo até à base, devem estar dispostos a desafiar a forma como as coisas são feitas e a explorar novas formas de tornar a empresa mais ecológica e equitativa. Isto pode envolver a adoção de novas tecnologias, a alteração de processos de trabalho ou a implementação de novas políticas de recursos humanos. Em última análise, a transição para uma organização mais sustentável é um esforço coletivo que requer o envolvimento e o compromisso de todos.

Nesta perspetiva, no âmbito do projeto ShoeDigInov, o CTCP vai promover um webinar designado por "ESG e Sustentabilidade - A nova visão sobre ação de reporte", no próximo dia 30 de janeiro (terça-feira), às 18h30. Esta sessão será uma continuação do nosso webinar anterior, onde iremos aprofundar conceitos fundamentais que nos ajudam a entender a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CRSD), tais como Estratégia ESG, Materialidade e Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs). O evento será uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento destes conceitos e terminará numa sessão de debate aberta, permitindo a interação entre os participantes e os especialistas da área.

Essa sessão online irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

18h30 - Abertura e breve enquadramento | Rui Moreira, CTCP
18h40  - ESG e Sustentabilidade - A nova visão sobre ação e reporte | Inês dos Santos Costa
              Contexto integrado ESG e sustentabilidade: como as empresas podem encarar riscos
              Abordagem ESG das grandes vs pequenas e médias empresas
              Ferramentas, exercícios e exemplos que podem ser utilizados pelas empresas
19h30 - Questões e debate
19h45 - Conclusões e encerramento | CTCP

Oradora:
Inês dos Santos Costa, especialista em sustentabilidade e economia circular, foi investigadora do Instituto Superior Técnico nestas áreas, incluindo no setor do calçado. É doutorada em Engenharia do Ambiente e mestre em Políticas de Inovação. Foi consultora na área de Economia Circular e também adjunta do Ministro do Ambiente para essa área. Recentemente, regressou à consultoria, onde é diretora para a área de Sustentabilidade e Clima.

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.

Este webinar é desenvolvido no âmbito do projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).



386

Voltar