Notícias

WEBINAR: Relatório de Sustentabilidade e ESG

Para empresas do cluster

terça-feira, 2 de janeiro de 2024
24 janeiro | 14h30 | inscrições a decorrer
WEBINAR: Relatório de Sustentabilidade e ESG

A Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CRSD) surge como uma meta significativa para reforçar a transparência nas práticas ambientais das empresas. Publicada a 14 de dezembro de 2022 e em vigor desde 5 de janeiro de 2023, esta diretriz estabelece novas regras que tornam o processo de relato mais rigoroso e transparente, trazendo consigo uma mudança significativa na forma como as empresas comunicam as suas iniciativas sustentáveis.

As grandes empresas cotadas em bolsa constituem o primeiro grupo sujeito às obrigações de Relato de Sustentabilidade (CSRD), devendo apresentar relatórios em 2025, baseados nos resultados de 2024, devendo seguir as novas normas ESRS (Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade), que foram adotadas pela Comissão Europeia a 31 de julho de 2023.

No que diz respeito às Pequenas e Médias Empresas (PMEs), apenas as cotadas em bolsa têm atualmente obrigações de relato, a partir de 2027, sobre o ano fiscal de 2026. No entanto, todas as PMEs devem preparar-se para os impactos da transição ESG nos seus negócios, mesmo que não tenham obrigações formais de relato no momento.

Além disso, as PMEs devem considerar a transição para a sustentabilidade, incorporando os pilares ESG alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A transição afetará empresas de todas as dimensões, influenciando as relações comerciais e custos de financiamento. As PMEs, especialmente as exportadoras, como é o caso das empresas que constituem o cluster, devem estar aptas a responder aos indicadores solicitados e avaliar as vantagens competitivas através da adesão a sistemas de relato voluntário.

Nesta perspetiva, no âmbito do projeto ShoeDigInov, o CTCP vai promover um webinar designado por "Relatório de Sustentabilidade e ESG", no próximo dia 24 de janeiro (quarta-feira), às 14h30. Nesta sessão, pretende-se abordar os diversos aspetos relacionados com a sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa (ESG). Este webinar oferece uma abordagem abrangente sobre a importância do relatório de sustentabilidade, destacando a perspetiva legal, do mercado e práticas concretas em PMEs. O evento será uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento desses temas e discutir questões pertinentes com especialistas da área.

Essa sessão online irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

14h30 - Abertura e breve enquadramento | Rui Moreira, CTCP
14h40 - Enquadramento legal e do mercado | Vera Pinto, CTCP
15h00 - ESG: relevância do desempenho das empresas para as entidades bancárias | Ana Gouveia, SIBS
15h20 - Reportar práticas ESG numa PME | Ricardo Silva, SKYPRO
15h40 - Como reportar práticas e desempenho ESG (Relatórios de Sustentabilidade para as PMEs) | Joana Catarino, CTCP
15h55 - Questões e debate
16h15 - Conclusões e encerramento

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.

Este  Webinar é desenvolvido no âmbito do projeto ShoeDigiNov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).



1571

Voltar