Novo episódio do CTCP Podcast, no âmbito do projeto BioShoes4All, com Carlos Cardeiro, administrador da Oficinaware e um dos pioneiros no desenvolvimento de soluções para a digitalização e melhoria do planeamento e da gestão na produção de calçado.
Formado em Engenharia Mecânica, a paixão pelo aperfeiçoamento dos processos produtivos levou-o, em 1992, a fundar a sua empresa, focada em software para o setor do calçado, criando uma solução “mais democratizada e ajustada à dimensão das empresas de São João da Madeira”.
Líder de uma empresa com mais de 30 anos no desenvolvimento de soluções de gestão, logísticas e que fomentem o aumento da eficiência e da produtividade, afirma que a Oficinaware, “embora tenha uma solução geral, olha para cada implementação como um projeto novo”. “Gostamos de resolver problemas de detalhe. É um produto em constante evolução”, assegura.
Carlos Cardeiro recorda que ao longo das últimas décadas os empresários “começaram, aos poucos, a perceberem que tinha de ser este o caminho porque obtêm produtividade e eficiência com estas ferramentas”.
Quanto ao papel da Oficinaware no BioShoes4All, prende-se com a rastreabilidade e logística, desenvolvendo uma solução que permita atingir mais valor com menos materiais e menor consumo de energia. Pretende-se que o consumidor consiga aceder ao passaporte digital do produto no ato da compra, através de uma etiqueta que dará informações sobre a pegada carbónica.
E estarão as empresas preparadas para a introdução destas ferramentas? “Parece-me que entre três/quatro anos vão adotá-las. Já há marcas que exigem estas informações às fábricas nas suas encomendas”, antevê.
--
Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e YouTube para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.
Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All – inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto n.º 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.