Novo episódio do CTCP Podcast, desta feita no âmbito da agenda mobilizadora FAIST, com José Miguel Rodrigues, sócio-fundador e responsável pela área comercial da Roboplan, empresa sediada em Aveiro que oferece soluções de automação e robótica industrial para indústrias, como a automóvel, alimentar, moldes e plásticos, ou equipamentos para a produção de energias renováveis. Conta com mais de 1.500 robôs instalados em território nacional e internacional.
Assume-se como “um dos pioneiros da robótica em Portugal”, enveredando pela área nos anos 90, e destaca o “conhecimento profundo, quer da tecnologia, quer dos mercados”, dos sócios da Roboplan. “Permite-nos ter uma rede internacional de contactos que por vezes não é valorizado”, refere.
A empresa foi criada por uma equipa de colegas de trabalho de uma sucursal da multinacional Yascawa, que agora é representada pela própria Roboplan. “Surgiu a oportunidade, agarrámo-la e agora estamos a colher frutos e reconhecimento. Ao fim de quatro/cinco anos, triplicámos a atividade”, prossegue.
Após focar-se numa fase inicial em atividades “em que já tinha um know-how mais robusto”, a Roboplan integra a agenda mobilizadora FAIST, inserindo-se numa atividade, em parceria com a Poleva, para o fabrico de palmilhas. “Atualmente, a máquina está consolidada e a trabalhar, mas houve avanços e recuos. Sem os apoios dados, e até o tempo necessário para o desenvolvimento, não seria viável”, admite.
Ao longo da conversa, explica detalhadamente em que consiste a solução robótica, de pick and place de palminhas, e qual o ponto de situação das duas fases de execução da atividade.
Enaltece o impacto que o FAIST está já a ter na atuação e no posicionamento da Roboplan, estando a ser projetada a criação de um departamento autónomo de I&D – Investigação e Desenvolvimento, não apenas focado na indústria do calçado. “Foi forte o impacto de estarmos envolvidos nestes grupos de trabalho. Está a influenciar toda a dinâmica da empresa”, conclui José Miguel Rodrigues.
-
Este podcast foi desenvolvido no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica. Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos fundos europeus NextGenerationEU. Para mais informação, consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores. O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contidas.
Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e YouTube para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.