Notícias

CTCP marca presença no UITIC

quarta-feira, 27 de setembro de 2023
O CTCP marcou presença de destaque no último Congresso Internacional da UITIC (União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado) que aconteceu em Itália, entre os dias 19 e 22 de setembro.
CTCP marca presença no UITIC

Palestras

Rita Souto, Diretora da Unidade de Formação e Qualificação do CTCP, participou, ativamente, no evento, partilhando conhecimentos durante as conferências, numa sessão intitulada "A sua empresa está preparada para a Indústria 5.0? – Competências chave para a implementação bem-sucedida dos objetivos i5.0 na indústria do calçado". Durante a sua apresentação no dia 21, Rita Souto apresentou as competências-chave necessárias para uma bem-sucedida implementação dos princípios da Indústria 5.0 no setor do calçado, com base nos resultados e conclusões do estudo conduzido no âmbito do projeto Shoe 5.0. Este projeto visa preparar o setor do calçado para uma transição bem-sucedida para uma indústria sustentável e resiliente, centrada no ser humano.

Outro destaque do CTCP no congresso foi a palestra da Diretora dos Laboratórios, Investigação e Sustentabilidade, Maria José Ferreira, na sessão "Estratégias para reduzir a pegada ambiental do calçado: uma abordagem quantitativa", onde partilhou com os participantes do congresso, os resultados do projeto LIFEGreenShoel4All, nomeadamente uma metodologia  de avaliação PEF (Pegada Ambiental do Produto) ao calçado, novos materiais reciclados e produtos com menor PEF, bem como estratégias práticas e inovadoras para reduzir o impacto ambiental de materiais, componentes e calçado. Um trabalho que desempenha um papel crucial na caminhada rumo à sustentabilidade da indústria do calçado.

Innovation Showcase 

Além das apresentações verbais, o CTCP marcou presença no evento com um “corner” no espaço Innovation showcase onde teve oportunidade de dar a conhecer aos participantes, diversos projetos e investigações do CTCP, em áreas como o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias e também na área de novas competências e empreendedorismo, nomeadamente os seguintes: GreenShoes4.0, BioShoes4all, Rariss, Cni4foot, FAIST, Pense Indústria, ShoesYourLife ou o shoeGAME.

Projetos estes que têm como objetivo principal promover a inovação e a sustentabilidade na indústria de calçado, abordando desafios e criando soluções avançadas.

Os colaboradores do CTCP tiveram ainda oportunidade de fazer várias apresentações no corner do CTCP, onde foi explorado o potencial das tecnologias de personalização, como Impressão UV, Gravação a Laser e Impressão 3D, em diferentes tipos de couro e têxteis para a personalização digital de produtos de calçado, uma abordagem que visa agregar mais valor ao produto por meio da diferenciação através da personalização.

Ferramentas como a robótica colaborativa ou soluções de IoT, a importância do Ecodesign no desenvolvimento do produto ou o papel do Centro Tecnológico na atração de jovens para a indústria foram outros dos temas também abordados pelos técnicos do CTCP neste espaço de demonstração.

Participação na Comissão Científica e Coordenação do Showcase

Florbela Silva, Diretora da Unidade de Inovação e Fabrico Digital, representou o CTCP na comissão científica, que esteve envolvida no  planeamento das sessões temáticas e do programa do evento, bem como na seleção dos palestrantes. Tendo estado na organização e coordenação do Innovation Showcase, que contou com 17 stands, de diversos países. Além disso, Florbela Silva atuou como moderadora no painel 4, intitulado "Successful Sustainability Stories", e participou da Assembleia Geral da UITIC, onde o novo comitê executivo foi anunciado.

Diretora Geral do CTCP membro do Comité Executivo UITIC

Durante esta edição  do Congresso foi anunciado o novo Comité Executivo do UITIC que é agora composto pelos seguintes membros:
Presidente: Sérgio Dulio, Atom Group - Itália
Vice presidente: Ricardo Sanchez, CIATEC - México
Secretária Geral: Luisa Correia, CTCP- Portugal
Tesoureira: Espéranza Almodovar, INESCOP - Espanha


Com esta participação representativa no UITIC, o CTCP demonstrou, o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência na indústria do calçado, consolidando sua posição como líder no setor. 

Próximo Congresso será na China

O próximo congresso ficou agendado para 2025 em Sahanghai, na China.


993

Voltar