Notícias

Fortunato Frederico distinguido em Itália

segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Empresário recebeu prémio durante Congresso Internacional da UITIC
Fortunato Frederico distinguido em Itália

Aos 14 anos varria o chão de uma fábrica. Hoje é um dos mais importantes empresários da indústria de calçado no plano internacional. A história poderia começar assim. Mas seria sempre uma perspetiva demasiadamente resumida. Fortunato Frederico acaba de ser distinguido, aos 80 anos, em Milão, Itália, por ocasião do Congresso Internacional da UITIC, por uma carreira dedicada à indústria de calçado.

“É o reconhecimento público de um empresário verdadeiramente inspirador”, considera Luís Onofre, recordando “um trajeto único”. “Desde cedo revelou uma capacidade invulgar de perceber a nossa indústria, investindo em várias áreas críticas como a criação de marca ou uma forte aposta em I&D, com uma forte ligação à universidade”, recordou o Presidente da APICCAPS.

Aos oitenta anos, Fortunato Frederico continua a sonhar. Um sonho que nasceu em Angola, no exercício do serviço militar e que resultaria na criação da Kyaia, em 1984, que viria a consagrar como o maior grupo português de calçado, que detém cinco fábricas, em Guimarães e Paredes de Coura, e que continua a dar passos nos mercados internacionais.

Fortunato Frederico não dá sinais de querer abrandar. Ainda recentemente renovava a ambição de tornar "a Fly London a marca número um em Portugal". Atualmente, as marcas do grupo, Fly London e Softinos são comercializadas em mais de 50 países, trajeto idêntico que vai sendo seguido pelas AsPortuguesas, um projeto inovador, sustentável, que nasceu de uma parceria com a Corticeira Amorim e com o empreendedor Pedro Abrantes.

Inovar está no ADN de Fortunato Frederico. Esse espírito contribuiu para que fosse o percursor de um processo de deslocalização peculiar. Em vez de optar por um país estrangeiro, porventura longínquo, de mão-de obra abundante e barata, optou por deslocalizar para o interior do país, criando centenas de postos de trabalho em Paredes de Coura. Mais recentemente, depois de ter sido uma das primeiras marcas nacionais a entrar no metaverso no primeiro semestre do ano passado, com quatro mini-jogos e uma loja na plataforma Roblox, a Fly London volta a surpreender na nova campanha promocional, com recurso a tecnologia de inteligência artificial (IA).

No plano associativo foi, durante 18 anos, Presidente da APICCAPS, num período de forte desenvolvimento competitivo da indústria portuguesa de calçado nos mercados internacionais. Durante um período mais curto, de seis anos, liderou a Confederação da Indústria Europeia de Calçado (CEC).

Distinguido pelo Presidente Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito Industrial, Fortunato Frederico já viveu, em oito décadas, muitas vidas.
Inegável é o seu contributo para a sociedade, com particular destaque para a criação da Fundação Oliveira Frederico, que tem como objetivo “realizar , promover, apoiar e patrocinar ações de combate às doenças bipolares”, tradicionalmente designada doença maníaco-depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão.

610

Voltar