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O papel da Overcube no processo de digitalização da indústria de calçado

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
O marketplace português está presente em 5 mercados e trabalha com 31 parceiros que representam 57 marcas
O papel da Overcube no processo de digitalização da indústria de calçado

É inevitável olhar-se para a transição digital como parte incontestável do presente e do futuro da indústria em Portugal. Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a urgência de investir no processo de transformação digital tornou-se óbvia e, para muitos negócios, uma questão vital.

Em 2018, o Grupo Kyaia embarcou nesta jornada de digitalização para se transformar e atualizar, de forma sustentada, através da Overcube. O primeiro marketplace português dedicado exclusivamente a calçado nasceu para aproximar as marcas dos seus consumidores finais através de uma proposta de valor que oferece, acima de tudo, uma forma rápida, simples e fácil de comprar calçado online. Com uma média de cerca de 300 mil acessos mensais, 12 mil referências online, e um volume de vendas de cerca de 6.6 milhões de euros desde a sua criação, a Overcube conta já com cerca de 82 mil produtos vendidos desde Março de 2018.

O marketplace português está presente em 5 mercados (Portugal, Reino Unido, Europa, Estados Unidos e Canadá) e trabalha, atualmente, com 31 parceiros que representam 57 marcas. A maioria destes parceiros são portugueses mas têm, também, parceiros de Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Atualmente, cerca de 60% das vendas do Overcube são exportações.

No que diz respeito a objetivos específicos do marketplace Overcube, a estratégia para o futuro passa por acrescentar mais marcas de qualidade ao portefólio agindo, cada vez mais, ao nível da curadoria dos produtos. Paralelamente, apostam continuamente em melhorar a performance e a experiência de compra no website e, também, em evoluir os sistemas de suporte aos parceiros. Relativamente ao papel da Overcube na indústria em Portugal, o principal objectivo é continuar a crescer e, simultaneamente, desempenhar um papel cada vez mais relevante no cluster do calçado português apoiando as marcas nacionais neste processo complexo que é o da transição digital.

A agência de comunicação digital

Apesar dos resultados positivos do marketplace, na Overcube foi sendo sublinhada, de forma cada vez mais clara, a falta de preparação das empresas para vender online. A expectativa é comum a todas as marcas que decidem estar presentes no marketplace: aumentar as vendas. Porém, segundo a Overcube, é preciso muito mais do que um bom produto para se potenciar as vendas online. É preciso variedade de produtos, alguma profundidade de stock, ter uma identidade de marca bem definida, e investir de forma sustentada. Este foi o ponto de partida para a criação, ainda em 2019, da Overcube Digital. A agência nasce da necessidade de prestar suporte estratégico, ao nível da digitalização, às marcas no marketplace que começou por dar resposta às necessidades das marcas do Grupo como a Fly London, a Foreva, a Softinos e ASPORTUGUESAS.

Se, em 2019, a agência digital estava a dar os primeiros passos e a perceber de que forma deveria abordar os agentes da indústria para uma necessidade que era, para muitos, ainda não muito visível, hoje é clara a importância de reconhecer a presença digital como essencial para o desenvolvimento da indústria. A Overcube Digital presta serviços de gestão de redes sociais, e-mail marketing, criação de conteúdo visual e escrito, criação e gestão de websites, branding, gestão de marketplaces e paid media e é composta por uma equipa de profissionais na área da comunicação digital que têm o conhecimento, a sensibilidade, e o domínio da linguagem própria da indústria criando uma estrutura que se coloca ao dispor do sector e que ganha ainda mais força no contexto do plano de recuperação económica que se avizinha. O desenvolvimento tecnológico da equipa, torna-os cada vez mais experientes e especializados na criação e otimização de websites rápidos, intuitivos e rentáveis e, assim, durante 2020, a Overcube Digital construiu e lançou as lojas online da Fly London, da Foreva, da Softinos e d’ASPORTUGUESAS permitindo, as estas marcas, terem uma alternativa aos seus canais de vendas tradicionais, mantendo a sua relevância num momento em que se tornou obrigatória a presença digital.

O objetivo da agência é ter um papel crescente e relevante para o setor do calçado, acompanhando a consciencialização, que parece agora estar a generalizar-se, de que a presença digital é essencial para o desenvolvimento da indústria.


Uma equipa de profissionais ao dispor da indústria


A Overcube define o universo digital como parte indissociável do seu ADN, representando assim a essência de todas as áreas de negócio da Overcube. Para além do papel crescente do marketplace como canal de vendas e de internacionalização dos parceiros e marcas comercializadas na plataforma, a Overcube tem contribuído para a consciencialização da importância da presença digital destes agentes da indústria. O objetivo deste trabalho é ter um papel ainda mais ativo nas estratégias das marcas, valorizando todo o conhecimento e experiência que têm adquirido, através da operação do marketplace e, também, da Overcube Digital.

Para que estes objetivos se tornem possíveis, a Overcube decidiu apostar em equipas micro-especializadas, caracterizadas pela sua multifuncionalidade e pela sua mentalidade profundamente digital. A equipa que suporta estas duas entidades é definida pelas suas competências de grande adaptabilidade, de aprendizagem constante e por um forte sentido crítico para que consigam detetar as necessidades prementes e definir as melhores soluções dentro do universo vasto que a digitalização representa. O processo de vender online é complexo e requer agentes micro-especializados em cada fase do processo, desde a integração das marcas nos marketplaces até ao serviço pós-venda, que é fundamental para a Overcube.

Durante este processo, é necessária a intervenção de várias equipas: desde a equipa de logística para dar entrada e saída dos produtos físicos para que sejam fotografados; a equipa operacional para integrar os stocks dos produtos entre plataformas e gerir toda a dinâmica de disponibilidade e preços de produtos; a equipa de desenvolvimento que permite que as plataformas funcionem e se desenvolvam constantemente; até à equipa de marketing digital promove as marcas e os produtos nas plataformas, e o apoio ao cliente que nos permite oferecer aos nossos clientes um bom serviço pós-venda. Este processo tem tanto de linear como de complementar e as equipas estão interligadas de forma estratégica para que todas as partes do processo sejam enriquecidas com o conhecimento diverso e multidisciplinar que estas equipas têm para oferecer.

Para além das competências técnicas micro-especializadas, existe a necessidade constante de adaptação à volatilidade do universo digital: as suas constantes mudanças, atualizações e tendências. Tal como a cenários imprevistos, como a pandemia de COVID-19.



Fonte: Overcube Digital
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